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A Engine Ideal para um jogo de Sonic


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6 respostas neste tópico

#1 Batata Cósmica

Batata Cósmica

    Um sujeito com gosto peculiar para piadas ruins

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  • 23 posts
  • LocationBambuí, Minas Gerais

Postado 27/11/2019 - 21:04:37

Galera, tudo bem com vocês?

 

Alguns no fórum parecem já ter contato com o ambiente de desenvolvimento de jogos, e estou com uma ideia para um jogo de Sonic que pode, se tudo der certo, virar tema do TCC da minha faculdade. No caso, seria um jogo com objetivo de aprendizado de programação web, e que ainda estou formando as metáforas que quero usar no jogo.

 

Enfim, ainda estou indeciso em três engines para trabalhar: Game Maker, Unity e Sonic Worlds. Achei a última atraente mas alguns dizem que ela está saturada demais. A segunda eu cheguei a mexer levemente e a primeira nunca usei.

 

Qual seria a sugestão de vocês?



#2 João Ferreira de Almeida

João Ferreira de Almeida

    Autista extrassensorial

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  • LocationMuralha, Império do Ceará

Postado 27/11/2019 - 22:03:54

Para utilizar o Game Maker apropriadamente, deve-se entender a linguagem de programação própria do programa (que é simples). Lá possui um sistema de criar jogos sem programar também, porém eu não sou muito fã dele porque torna a criação dos jogos muito mais limitada, sendo melhor utilizável em jogos simples, não em um jogo complexo como Sonic. Deve-se entender o suficiente da linguagem da engine para coisas simples como fazer o jogo ir de uma room para outra sem travar. Isso é, no Game Maker Studio. Nas versões 8.0 para baixo é bem mais simples isso, e acho que era melhor de trabalhar lá. O problema é que como minha versão do GM 8.0 era pirata (eu não sabia que tinha grátis), chegou num ponto em que nenhuma versão do 8.0 funcionava mais no PC. Por isso que uso a versão Studio. Não é ruim, só é mais complicado para fazer coisas usuais. Por isso que em meu fangame do PSF eu utilizo uma engine para o GMS, pois programo desde 2016 e eu já fiquei de saco cheio de tentar reproduzir a jogabilidade do Sonic sem sucesso.

Quanto ao Unity, nunca usei nem pretendo. O Sonic Worlds parece ser ótimo e como é para o Multimedia Fusion, significa que dá para fazer ótimas coisas, dada a reputação dessa engine.

#3 Batata Cósmica

Batata Cósmica

    Um sujeito com gosto peculiar para piadas ruins

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  • LocationBambuí, Minas Gerais

Postado 28/11/2019 - 20:21:10

Para utilizar o Game Maker apropriadamente, deve-se entender a linguagem de programação própria do programa (que é simples). Lá possui um sistema de criar jogos sem programar também, porém eu não sou muito fã dele porque torna a criação dos jogos muito mais limitada, sendo melhor utilizável em jogos simples, não em um jogo complexo como Sonic. Deve-se entender o suficiente da linguagem da engine para coisas simples como fazer o jogo ir de uma room para outra sem travar. Isso é, no Game Maker Studio. Nas versões 8.0 para baixo é bem mais simples isso, e acho que era melhor de trabalhar lá. O problema é que como minha versão do GM 8.0 era pirata (eu não sabia que tinha grátis), chegou num ponto em que nenhuma versão do 8.0 funcionava mais no PC. Por isso que uso a versão Studio. Não é ruim, só é mais complicado para fazer coisas usuais. Por isso que em meu fangame do PSF eu utilizo uma engine para o GMS, pois programo desde 2016 e eu já fiquei de saco cheio de tentar reproduzir a jogabilidade do Sonic sem sucesso.

Quanto ao Unity, nunca usei nem pretendo. O Sonic Worlds parece ser ótimo e como é para o Multimedia Fusion, significa que dá para fazer ótimas coisas, dada a reputação dessa engine.

Estou entre o Unity e a Sonic Worlds, o Unity tem um leque maior de possibilidades ao que percebi no contato que tive com ele, e possivelmente já deve ter algum script que reproduza a jogabilidade dele. No caso da Sonic Worlds ela é bem robusta, mas limitada a somente jogos de Sonic.

 

Fiquei na dúvida pois por mais que o meu projeto não seja tão ambicioso, não quero ter que restringir o meu escopo, mas também não quero matar uma mosca com um canhão.



#4 Rogério TH

Rogério TH
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  • 3 posts

Postado 29/11/2019 - 23:20:44

Depende da sua visão final do projeto, eu diria. Como você pretende usar esse jogo como seu TCC, eu imagino que acabe querendo algo polido no final, então acho que seria interessante explicar um pouco melhor a ideia que você tem em mente.

 

Enquanto eu não sou muito fã do Game Maker (Nunca realmente usei a ferramenta), não posso negar seu poder, já que diversos jogos bons já foram feitos na ferramenta (Como o próprio Undertale). Falando do que eu tenho um compreendimento maior, entre a Sonic Worlds e o Unity, eu diria... Que depende. A Sonic Worlds é uma engine que, se você entende-la, pode ser modificada para fazer o que você bem querer, logo ela não precisa ser "saturada" se você não quiser. Mas claro, por ser uma engine feita na época do MMF2, ela é limitada ao 2D. O Unity, no entanto, pode ser tanto utilizado para o 2D e o 3D, te permitindo aumentar muito mais o escopo do seu projeto, e deixando até da maneira que quiser, apesar de eu, pessoalmente, achar que fazer um jogo puro 2D no Unity é como usar "uma bazuca em uma formiga" quando você já tem a Sonic Worlds disponível.

 

Com tudo isso dito, também irá depender dos recursos que você tem disponível. Você irá fazer os sprites/modelos/texturas? Utilizará os sons logo da série ou criará eles do zero (ou ambos)? Você está sozinho no projeto ou pretende fazer com outras pessoas? Essas perguntas são importantes pois limitam o quanto você pode fazer em uma qualidade que se preze. Se você está sozinho e/ou não tem como fazer seus próprios recursos (ou não em uma boa escala), eu recomendo a Sonic Worlds, pois fazer os mesmos para um projeto 2D pode se mostrar mais prático, apesar de diminuir o escopo do projeto. Se você SOUBER fazer seus próprios recursos, no entanto, ou tiver pessoas para te ajudar, recomendo o Unity, onde você pode fazer o que bem desejar sem ser limitado a algo já feito.

 

Por fim, saber mais sobre o que você quer fazer seria a melhor maneira de te recomendar o que você deseja. Como você pretende fazer disso seu TCC, imagino que já tenha noção do escopo que o projeto deve tomar para não se matar, ou para não parecer algo pequeno demais para a bancada.



#5 Batata Cósmica

Batata Cósmica

    Um sujeito com gosto peculiar para piadas ruins

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  • 23 posts
  • LocationBambuí, Minas Gerais

Postado 02/12/2019 - 13:40:32

Depende da sua visão final do projeto, eu diria. Como você pretende usar esse jogo como seu TCC, eu imagino que acabe querendo algo polido no final, então acho que seria interessante explicar um pouco melhor a ideia que você tem em mente.

 

Enquanto eu não sou muito fã do Game Maker (Nunca realmente usei a ferramenta), não posso negar seu poder, já que diversos jogos bons já foram feitos na ferramenta (Como o próprio Undertale). Falando do que eu tenho um compreendimento maior, entre a Sonic Worlds e o Unity, eu diria... Que depende. A Sonic Worlds é uma engine que, se você entende-la, pode ser modificada para fazer o que você bem querer, logo ela não precisa ser "saturada" se você não quiser. Mas claro, por ser uma engine feita na época do MMF2, ela é limitada ao 2D. O Unity, no entanto, pode ser tanto utilizado para o 2D e o 3D, te permitindo aumentar muito mais o escopo do seu projeto, e deixando até da maneira que quiser, apesar de eu, pessoalmente, achar que fazer um jogo puro 2D no Unity é como usar "uma bazuca em uma formiga" quando você já tem a Sonic Worlds disponível.

 

Com tudo isso dito, também irá depender dos recursos que você tem disponível. Você irá fazer os sprites/modelos/texturas? Utilizará os sons logo da série ou criará eles do zero (ou ambos)? Você está sozinho no projeto ou pretende fazer com outras pessoas? Essas perguntas são importantes pois limitam o quanto você pode fazer em uma qualidade que se preze. Se você está sozinho e/ou não tem como fazer seus próprios recursos (ou não em uma boa escala), eu recomendo a Sonic Worlds, pois fazer os mesmos para um projeto 2D pode se mostrar mais prático, apesar de diminuir o escopo do projeto. Se você SOUBER fazer seus próprios recursos, no entanto, ou tiver pessoas para te ajudar, recomendo o Unity, onde você pode fazer o que bem desejar sem ser limitado a algo já feito.

 

Por fim, saber mais sobre o que você quer fazer seria a melhor maneira de te recomendar o que você deseja. Como você pretende fazer disso seu TCC, imagino que já tenha noção do escopo que o projeto deve tomar para não se matar, ou para não parecer algo pequeno demais para a bancada.

Se eu estivesse com uma base em desenvolvimento de jogos, tentaria investir algo na parte 3D, mas como durante o período da faculdade me falta tempo e nas férias quero dedicar a outros projetos, o 2D pra mim vem mais a calhar.

 

Posso ter sido errôneo quanto a Sonic Worlds então. Não desenvolvi nenhum projeto nela, então sou meio assim pra falar.

 

Eu não digo fazer meus próprios recursos, mas sei modificá-los para uma necessidade específica de cenário por exemplo, vulgo recolor, o contorno em bordas que ficam faltando em objetos e coisas do tipo. Me encontrarei com o professor essa quinta pra discutir isso, mas tirando ele estou fazendo tudo sozinho mesmo, mas diferente de boa parte da faculdade, é um projeto que mesmo sozinho faço com gosto, já que um joguinho 'a lá Sanic' sempre foi uma vontade minha.

 

O escopo por momento está em volta de um sistema que gamifica aulas de programação web, com aplicação de determinadas tarefas que estejam correlacionadas com um tópico específico. A ideia principal seria a de usar as fases e interações em fases de Sonic como metáforas para a abstração do que acontece computacionalmente durante um serviço ou aplicação web.



#6 Republic of Sonic

Republic of Sonic
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  • LocationPlaneta Mobius

Postado 21/12/2019 - 23:18:15

A mais fácil é a Open Sonic Engine (opensnc.sourceforge.net), mas ela é feita em C++



#7 Ashura

Ashura

    Bastardo inglório

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Postado 17/05/2020 - 22:44:11

Galera, tudo bem com vocês?

Alguns no fórum parecem já ter contato com o ambiente de desenvolvimento de jogos, e estou com uma ideia para um jogo de Sonic que pode, se tudo der certo, virar tema do TCC da minha faculdade. No caso, seria um jogo com objetivo de aprendizado de programação web, e que ainda estou formando as metáforas que quero usar no jogo.

Enfim, ainda estou indeciso em três engines para trabalhar: Game Maker, Unity e Sonic Worlds. Achei a última atraente mas alguns dizem que ela está saturada demais. A segunda eu cheguei a mexer levemente e a primeira nunca usei.

Qual seria a sugestão de vocês?



Estou fazendo o meu tcc e estou odiando!




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