Jump to content
Power Sonic Fórum 2.0

the batman - o pior filme já feito

Recommended Posts

hoje assisti the batman, aviso que vai ter spoilers mas vc não deveria se importar (pq o filme é ruim)

pra começar, o filme foi divulgado como o retorno às raízes de detetive do batman. pra quem tá esperando isso, já aviso que irá se decepcionar pq o batman não consegue investigar nada o filme todo. há 3 mistérios no filme: quem é o "rato" (um suposto informante da máfia), quem o que houve com uma tal de anitta, e qm caralhos é o charada.

ele passa a primeiras 2h do filme tentando descobrir quem é o tal rato, e o único motivo pelo qual ele quer fazer isso é pq o charada menciona ele em seus enigmas. então sua BRILHANTE linha de investigação é ficar tentando decifrar os enigmas do charada, ir de suspeito em suspeito e perguntar pro charada se ele tá chegando perto ¯\_(ツ)_/¯

a mulher gato descobre o que houve com a anitta e a policia descobre quem é o charada. então o batman é no máximo um detetive amador, aliás ele é amador em todos os aspectos. ele é tão forte quanto uma pessoa normal, luta tão bem quanto uma pessoa normal (a maioria das pessoas que ele briga são drogados, e quando ele começa a perder ele chega a usar uma droga pra ficar mais forte), e quiçá tão inteligente quanto uma pessoa normal. acho até que foi a intenção do diretor que o batman fosse apenas uma "pessoa normal fantasiada"

alguém pode argumentar que ele tá em início de carreira, mas no filme diz que ele faz isso por 2 anos, e porra, ser um vigilante mascarado não é algo que se aprende "fazendo", ele tinha que ter algum aprendizado e recursos (não só financeiros) antes de começar. a impressão que me dá é que ele é só um cara que acordou com vontade de usar uma fantasia e bater em bandido, talvez por rancor pelos pais terem sido assassinados (aliás, o filme ainda quis imitar o do tim burton e insinuar que quem matou os pais do bruce foi um dos vilões). não existe um motivo "nobre" pelo qual ele decidiu fazer isso, na verdade eu nem diria que o bruce/batman do filme chega a ser uma pessoa boa. eu não lembro dele ter salvo uma pessoa no filme todo (e MUITAS morrem)

o filme se propõe a ser um suspense de investigação estilo os filmes com serial killers dos anos 90, o único problema é que não tem suspense NENHUM, o filme não te deixa tenso, não te prende (aos 30 minutos de filme eu já não via a hora do filme acabar) sequer te deixa pensando no que vai acontecer, são 3h do charada matando quem ele quer e fazendo o que ele quer sem nenhum obstáculo. ele manipula totalmente o batman, que virou só um brinquedo que aceita passivamente o jogo dele sem sequer impedir nenhum dos assassinatos (um chega a ser absurdo, o charada mata um promotor que estava a 10m de distância do batman, que tava observando esse promotor 5 minutos antes). tem hora que o filme até dá a entender que o batman gosta do fato do charada estar matando pessoas corruptas.

aliás, todos os personagens do filme são superficiais, nenhum deles tem um arco (o batman tem um proto-arco no últimos 5 minutos de filme apenas, e mesmo assim muito ruim). o batman tem um diálogo AFETADÍSSIMO com o charada, que diz que a "a verdadeira face do bruce é quando ele veste a máscara". isso faria sentido se o bruce fosse o playboy babaca que a gente tá acostumado nas outras obras, mas nesse filme o bruce NÃO disfarça a personalidade dele nunca. ele sem a máscara é a mesma pessoa amargurada inexpressiva (ele não dá um sorriso o filme todo) que ele é quando se veste de batman. não é a toa que o charada descobre facilmente sua identidade secreta

nota 2/10

• Like 1

Sim, ele faz isso por 2 anos, mas não acho isso demérito. Também acontece no cavaleiro das trevas,filme do Nolan. Mesmo tendo treinado com a liga das sombras e derrotado o Rás, ele não está preparado para alguém como o coringa. Tanto é que a a Reachel morre o o coringa foje da cadeia. E mesmo nos quadrinhos (,O longo dia das bruxas) um Batman já experiente, não consegue descobrir quem é o feriado, ele fica mais de um ano investigando e o final nós mostra que ele não desvendou totalmente o mistério.

Agora, eu concordo com vc na parte em diz que o filme não prende muito, ele é arrastado e tem coisas desnecessárias. 

O lance da droga na perna é uma referência aos quadrinhos, época em que ele começa a usar a droga  do Baine para ficar mais forte. Eu não me lembro direito do porquê, pois deve ter mais de 20 anos que eu li essa porra.

Também concordo com a parte da personalidade do Bruce. Mas também podemos pensar que esse é o Batman de outra terra, o Gordon é de uma etnia diferente, logo, a Batgirl (Barbara Gordon também seria). Enfim, eu não concordo que seja um filme ruim, pode ser um filme ruim do Batman, para quem tem um conceito formado , seja das HQs, desenhos, ou Mesmo outros filmes, e esperava algo do tipo: Um Batman infalível que sempre está um passo a frente do vilão. 

Ps: A corte das corujas é uma hq legal no sentido de abordar um Batman que pensa estar um passo a frente, mas que não é tão bom quanto pensava. 

11 hours ago, Ashura said:

Sim, ele faz isso por 2 anos, mas não acho isso demérito. Também acontece no cavaleiro das trevas,filme do Nolan. Mesmo tendo treinado com a liga das sombras e derrotado o Rás, ele não está preparado para alguém como o coringa. Tanto é que a a Reachel morre o o coringa foje da cadeia. E mesmo nos quadrinhos (,O longo dia das bruxas) um Batman já experiente, não consegue descobrir quem é o feriado, ele fica mais de um ano investigando e o final nós mostra que ele não desvendou totalmente o mistério.

concordo plenamente, 2 anos nem é pouca coisa, só pensar que é o terceiro ano dele fazendo isso. 2 anos passando a noite combatendo o crime em uma metrópole dá muita experiência. um policial que faz isso no seu terceiro ano já é um puta policial. só que no caso do the batman, se ele dissesse que faz isso por 6 meses daria na mesma pq parece que ele acabou de começar. ele sequer sabe o nome dos promotores de gotham, e porra, são figuras públicas

nem quis comparar com nenhum filme da trilogia pq seria covardia, são MUITO superiores. e mesmo o batman begins termina com menos de 2 anos de carreira (e se considerar que o dark knight começa pouco tempo depois, também), então não há problema nenhum com o tempo. mas no dark knight o batman É um adversário para o coringa, realmente existe um DUELO, aliás isso é o que eu acho mais legal no filme. mesmo o batman não estando preparado para o coringa (durante boa parte do filme ele acha que o coringa é só mais um dos psicopatas que ele estava acostumado a lidar), o coringa não tem controle absoluto sobre o batman como o charada teve, e isso não por mérito do charada (que é só um serial killer normal que vc encontra em qualquer episódio de criminal minds), mas por pura passividade e incompetência do batman que aceitou jogar o jogo dele e ser usado como ele bem quis. ele nem parece considerar o charada um adversário até o ponto que ele ataca o alfred, e mesmo depois disso, continua fazendo tudo o que ele quer

eu me senti assistindo um death note onde o kira mata à vontade, e onde o L ta totalmente perdido correndo atrás do próprio rabo. isso não me anima

O lance da droga na perna é uma referência aos quadrinhos, época em que ele começa a usar a droga  do Baine para ficar mais forte. Eu não me lembro direito do porquê, pois deve ter mais de 20 anos que eu li essa porra.

esse é um argumento que eu não gosto. muitas hqs do batman são ruins (eu diria a maioria), usar elas como desculpa para os problemas apenas tira a responsabilidade de uma boa adaptação que é pegar aquilo que é melhor e mais essencial na obra (nem acho o fato dele usar droga um problema em si, só mencionei pra ilustrar o fato de como ele é incompetente)

.Também concordo com a parte da personalidade do Bruce. Mas também podemos pensar que esse é o Batman de outra terra, o Gordon é de uma etnia diferente, logo, a Batgirl (Barbara Gordon também seria). Enfim, eu não concordo que seja um filme ruim, pode ser um filme ruim do Batman, para quem tem um conceito formado , seja das HQs, desenhos, ou Mesmo outros filmes, e esperava algo do tipo: Um Batman infalível que sempre está um passo a frente do vilão. 

Ps: A corte das corujas é uma hq legal no sentido de abordar um Batman que pensa estar um passo a frente, mas que não é tão bom quanto pensava. 

eu não quis entrar no mérito da descaracterização pq eu acho que dá pra fazer um bom filme mesmo com o batman descaracterizado. esse batman que "está sempre a um passo a frente do vilão", como vc bem citou, não foi adaptado nem na trilogia dark knight, onde ele foi derrotado diversas vezes, fisicamente e mentalmente, e são filmaços

eu quis citar essa descaracterização na personalidade do bruce por conta daquele diálogo com o charada (que aliás, fala a mesma coisa que a rachel no final do batman begins) que só faz sentido com a personalidade tradicional dele,  justamente pra quem tem "conceito formado" de outras obras, analisando só a personalidade do bruce do pattinson, que é totalmente unidimensional, só ficou forçado.

quando a rachel diz isso faz sentido justamente pq no batman begins ele tem até 3 personalidades (o playboy, o batman, e o bruce que só ela e o alfred conhecem). no the batman ele é o tempo todo a mesma coisa. não entendi pq o charada quis meter essa

PS2: Achei 2 uma nota muito baixa, sua crítica foi muito emocionada, nem os tomates assassinos é nota 2. 

concordo, se for analisar tecnicamente eu acho que daria um 5 ou 6, mas nota 2 foi minha experiência vendo essa trolha